quinta-feira, 17 de novembro de 2016

OBALUAÊ - A HISTÓRIA


"Obaluaê, Sapatá, Saponã, Omulu, nomes para o senhor da morte e das doenças, sobretudo as contagiosas. Temido por isso, mas quem conhece o assunto sabe que apesar de não trazer saúde, tem poderes para levar as doenças embora, divide com Iansã o poder sobre os mortos".

   Em certa ocasião festiva entre os Orixás, Obaluayê participou utilizando uma roupa feita de palha da costa, o Aso Iko, para esconder suas feridas e deformações causadas pelas doenças.
  No entanto, enquanto todos os outros Orixás dançavam, Obaluayê, apesar de jovem e muito habilidoso, preferia ficar parado para não correr o risco de exibir seu corpo debilitado.
  Repentinamente, Iansã pega Obaluayê para dançar com ela, e Iansã faz soprar uma ventania que levanta as palhas da costa da roupa de Obaluayê, suas chagas ao mesmo tempo voam do seu corpo se transformando em pipocas e para espanto dos demais, se exibe um belo rapaz debaixo daquela roupa.
  A gratidão de Obaluayê o faz dividir com Iansã seu domínio e poder sobre os mortos. (Texto extraído do livro: "CARMA - AQUILO QUE DEIXAMOS DE FAZER")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua Opinião